Educação

Diferença entre alternador e motor de arranque

Existem algumas autopeças que são bastante importantes na fabricação de um automóvel. Embora não seja possível rankear a importância delas em uma lista de forma unânime, duas delas certamente marcariam presença na maioria das vezes. Esses são os casos do alternador e do motor de arranque.

As duas peças são fundamentais e, curiosamente, muitos acreditam que são o mesmo item. Dito isso, leia abaixo quais as diferenças entre elas e saiba porque não se pode confundi-las.

O que é um alternador?

O alternador é um componente que está, principalmente, relacionado à parte elétrica do carro. Ele é ligado através do motor do automóvel no instante exato da ignição através de uma correia simples ou em “V”

Dessa forma, o instrumento acaba sendo responsável por transformar a energia mecânica (cinética) produzida pelo carro em energia. 

Vale também destacar que, em determinados carros, o alternador também possui funções adicionais, como dar partida no motor e movê-lo por alguns instantes. Nesse contexto, ele provoca uma diminuição de poluentes lançados na natureza.

O que é um motor de arranque?

Um motor de arranque (ou motor de partida) é um instrumento que primordialmente tem como função fazer o veículo funcionar. Ele não é uma das peças de motor, entretanto, ele é responsável por fazer o motor girar e dar a partida no momento em que a chave é colocada.

Seu funcionamento é curto e não é recomendável deixá-lo acionado por um período maior que 10 segundos, que é justamente o tempo que dura o arranque. Além disso, também não é aconselhável acionar o motor de partida enquanto o veículo estiver na pista, nem mesmo quando houver algum defeito no motor principal e ele não estiver funcionando.

Cuidados necessários com as peças

Para que o seu veículo funcione da melhor maneira possível, tanto o motor de arranque quanto o alternador são fundamentais. Sendo assim, é preciso cuidar deles para evitar que ocorram desgastes.

Alguns cuidados para se ter com o alternador envolvem a limpeza de suas correias e a troca das polias. Já em relação ao motor de partida, além do que foi dito antes, procure realizar manutenção frequentemente. Afinal, ela ajuda bastante a preservar os componentes do automóvel, não somente essas, mas também as que se relacionam à suspensão de carro, por exemplo.

Além disso, caso um dos materiais tenha algum mau-funcionamento, procure uma loja de autopeças que te ofereça produtos e materiais de qualidade para repô-la. Sempre tendo em mente os melhores preços e ofertas.

LEAVE A RESPONSE

Your email address will not be published. Required fields are marked *