O corte a plasma sofreu avanços importantes com o tempo, tornando-se hoje o meio mais usado para a secção de metais. Ele é utilizado, principalmente, em processos onde se faz necessária a precisão nos cortes, como montagens industriais e tubos. O método apresenta grande agilidade, versatilidade e segurança.
Mas quais são os principais metais cortados pelo plasma? Acompanhe a leitura e descubra!
Afinal, o que é corte a plasma?
O corte de plasma é feito a partir da abertura de um arco elétrico, direcionado por um jato de ar comprimido. Ele é voltado para o corte ou separação de qualquer material que conduza eletricidade. Ou seja, materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas.
Dependendo do equipamento usado, corta metais com espessuras superiores a duas polegadas, mas, os mais comuns são itens de até 38 mm. A operação ocorre de maneira bem rápida, desse modo, o acabamento é excelente, devido à alta temperatura, velocidade e pressão do ar.
Aço carbono
O aço carbono é uma das ligas metálicas mais usadas no setor da indústria e a da construção civil, passando sempre pelo corte com plasma. Ele resulta da combinação de dois elementos poderosos: o ferro e o carbono. Por isso, é empregado em várias ocasiões. Por exemplo, é uma matéria-prima importante na produção de placas para fabricação de tubos de aço.
Também é bem utilizado no ramo da construção civil para construir engrenagens para peças de máquinas que necessitam de alta resistência. Além disso, atualmente, o aço carbono está ganhando espaço em projetos de arquitetura contemporâneos e em decoração de interiores. Ele promove um ar rústico aos ambientes.
Aço inox
O aço inox ou inoxidável é outro em que a máquina de corte a plasma costuma atuar bastante. Trata-se de uma liga metálica formada por ferro, cromo, carbono e níquel extremamente resistente à corrosão e ao calor. Além dos benefícios ambientais, esse material é vistoso, fácil de higienizar e de manter, sendo altamente durável. Por isso, oferece boa variedade de usos e acabamentos.
O aço inoxidável é usado para grandes eletrodomésticos e pequenos utensílios, como talheres em geral e panelas. Também para produção de peças para veículos automotores, como os canos de descarga. A área de construção civil, bem como as fachadas e placas de sinalização visual, utilizam o material.
Alumínio
O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre. Falamos de um metal leve, macio e, ao mesmo tempo, resistente. Ainda que o uso do alumínio seja diverso, sua principal utilização está na fabricação de panelas. Isso porque é um excelente item condutor de calor, ajudando no preparo de alimentos de forma rápida. Não é corrosivo e possui boa durabilidade.O alumínio é cortado na presença dos consumíveis para plasma. São ferramentas constituídas a partir de demais peças isoladas, como o difusor de gás, o eletrodo, o bico de corte e o bocal plasma.