A saúde está muito relacionada aos cuidados que adotamos no dia a dia e, entre eles, está o consumo adequado de água. Afinal, mais de 60% do corpo humano adulto é composto por esse líquido.
Nesse contexto, estão os purificadores de água, equipamentos com grande importância na filtragem e limpeza do produto que ingerimos.
A purificação da água é responsável por eliminar pequenos detritos presentes no líquido que chega à nossa casa, como bactérias, sais e cloretos.
Normalmente, eles não são visíveis a olho nu. Mas há um ponto, quanto ao uso do purificador de água, que costuma gerar dúvidas: qual o momento necessário para trocar o refil?
Durabilidade do filtro de um purificador
O refil do purificador tem a função de realizar todo o trabalho para entregar água totalmente pura para você. Ou seja, é o coração do purificador, que tem funcionamento semelhante ao bebedouro industrial.
No entanto, o refil também possui um limite de uso: tempo em que exerce suas funções corretamente.
A vida útil dos refis é comumente de 2.000 ou 4.000 litros de água, variando conforme o modelo de purificador utilizado. Mas todos eles devem ser substituídos em até 6 meses, no máximo.
Depois desse período, devido ao excesso de impurezas, é inevitável que os itens comecem a perder sua eficiência.
A qualidade da água que abastece o purificador também é determinante para sua durabilidade. Quanto mais “suja”, menor o tempo em que o refil funciona em perfeito estado.
Pensando, por outro lado, se o refil venceu antes dos 6 meses, significa que está fazendo muito bem a sua função. Para locais que não possuem purificador de água, indicamos a utilização de bebedouro de mesa.
Por que consumir água filtrada?
É recomendado, pelo Ministério da Saúde e órgãos de vigilância da qualidade da água para o consumo humano, apenas a ingestão de água filtrada.
Afinal, apesar do tratamento na fonte, ao passar pelos encanamentos e sistemas de distribuição, o líquido pode absorver algumas substâncias, tais como ferrugem, areia, chumbo, entre outros metais pesados.
Além disso, o uso de um purificador ou bebedouros de água, por exemplo, elimina a presença de bactérias e vírus. Muitos deles são causadores de doenças como a cólera, a hepatite e a leptospirose. O cloro presente na água também é diminuído.
A função do refil
A maioria dos refis contam com o polipropileno, que reduz todo o tipo de impurezas sólidas. Algumas delas são: barro, algas, ferrugem, areia, fungos e partículas de ferro.
Já o carvão ativado com prata ativada retém outras partículas suspensas, reduz a quantidade de cloro e elimina odores e sabores.
Por fim, concluímos que a troca do refil de seu purificador de água deve ser feita quando ele atingir sua vida útil, que varia de acordo com o modelo. Porém, o excesso de impurezas também prejudica o bom estado de funcionamento.
Por isso, não é recomendado passar mais de 6 meses com o mesmo refil. É extremamente importante, para a saúde, consumir a água mais pura possível.