Riquíssima e consolidada como uma das áreas mais importantes do mercado, a comunicação social, como sugere seu nome, diz respeito aos cursos de graduação e ramificações responsáveis por comunicar, criar e inovar no ambiente presencial e digital.
Para melhor apresentar cada um de seus cursos, listamos abaixo os principais, suas características mais importantes e competências de cada uma das áreas da comunicação, confira!
Publicidade e propaganda
Respeitando seu nome, a faculdade de publicidade e propaganda atua no que diz respeito a criação de peças, projetos e ações publicitárias diversas, as quais além de traduzir a ideia de seu contratante, tem como objetivo gerar contatos e impacto relacionado a marca em questão.
Durante sua extensão, o aluno do curso de bacharelado aprende a lidar com clientes, comunicar-se, desenvolver briefings, trabalhar na área criativa, estudar veiculação e possibilidades sobre o projeto do cliente, visando sempre ter clareza e atender as expectativas e objetivos de quem ele estiver representando.
Jornalismo
De extrema importância e riqueza, o curso de jornalismo forma profissionais competentes para atuar diretamente com ambientes de informação, sejam eles quais forem, aplicando seus conhecimentos em comunicação para veicular e pautar diversos conteúdos, todos de forma clara e objetiva conforme o público a ser impactado.
Além disso, o profissional também aprende como desenvolver sua comunicação pessoal, seja ela falada ou escrita, o que o possibilita atuar em agências e outros ambientes de comunicação, produzindo conteúdo de valor conforme as necessidades expostas/propostas.
Design gráfico
Responsáveis por criar peças gráficas a serem veiculadas em sites e redes sociais, e produzir conteúdo, o qual será veiculado junto ao trabalho dos dois profissionais citados acima, o formando em design gráfico é responsável pelo desenvolvimento da parte visual das ações, bem como da imagem e identidade visual dos clientes.
Unindo suas ideias com a pretensão do cliente, o designer atua na organização e conexão do briefing com a ideia central do contratante, desenvolvendo peças de forma responsiva, na qual sua ideia e identidade sejam traduzidas com maestria.
Amplas oportunidades
Como visto, a área é grande e está se expandindo conforme a modernização de alguns processos e necessidade de alterações no comportamento dos clientes e consumidores -os quais fazemos parte-.
Para alcançar maior sucesso na carreira, não deixe de investir em um curso rico e que traduza suas pretensões, ampliando assim suas chances de sucesso e eventuais oportunidades de mercado.
A comunicação social é importante e está em constante expansão, descubra-a!