A pandemia, que ainda assola o mundo, impactou fortemente o futuro do trabalho. As mudanças acarretadas devido aos protocolos de saúde e distanciamento social, como o trabalho remoto e a pós-graduação à distância, vieram para ficar. Embora prever o que vem pela frente seja uma missão complicada, já é possível identificar comportamentos do mercado pós-pandemia.
Aspectos como automação de processos, transformação digital e home office, previstos para acontecer somente nos próximos anos, já foram incorporados. Era uma questão de sobrevivência para empresas e demais setores da sociedade, que precisavam mudar sua estrutura em dias ou semanas.
O home office veio para ficar
O distanciamento social fez com que praticamente todos os locais de trabalho migrassem para o home office. Esse foi um grande desafio para os trabalhadores desacostumados, mas, por outro lado, apresenta boas vantagens para eles e para os empregadores. É possível trabalhar de qualquer localização e ganhar qualidade de vida, visto que não precisa se deslocar.
Hoje já existe uma volta gradual dos escritórios e demais serviços, mas a tendência é que o trabalho remoto continue sendo adotado. O modelo híbrido também se tornou uma opção agradável, na qual os colaboradores realizam parte das tarefas em casa e parte no local de trabalho.
A mesma ideia vale para escolas, colégios e universidades, que tiveram de instalar um sistema online para realizar as aulas. Hoje, o curso de pós-graduação EAD é extremamente buscado. O interesse disparou com a chegada do coronavírus e deve se manter firme.
Empregadores exigentes e aprendizagem continuada
Com tantas transformações acontecendo, as empresas exigem cada vez mais qualificação dos profissionais. É por isso que eles devem se dedicar ao aprimoramento de conhecimentos através de especializações, como um curso de pós-graduação em Educação EAD, por exemplo. A característica de aprendizagem continuada, conhecida como lifelong learning, é bem valorizada.
O conceito é baseado na ideia de aprender continuamente pelo restante da vida, com cursos, e buscando novas habilidades.
Tecnologia e seu impacto
Há muitos anos já é conversado sobre a tecnologia substituir a mão de obra humana. Com a pandemia, essa realidade foi ainda mais aflorada, transformando por completo profissões existentes, criando funções e acabando com outras.
As indústrias, no popular chão de fábrica, exemplificando, sofreram uma profunda transformação. Grande parte dos funcionários pode ser substituída pela automação industrial, um processo que se arrasta há algum tempo. Já no setor financeiro, as fintechs ganham mais e mais espaço, exigindo a adequação dos bancos tradicionais.
Para os profissionais da área, a pós-graduação em Finanças EAD costuma abranger os moldes de economia desde os mais antigos até as fintechs. Portanto, essa especialização é capaz de abrir novos horizontes e alavancar a carreira.
E agora, como melhorar as chances de empregabilidade?
O sucesso no momento de procurar por emprego nesse cenário depende, principalmente, de dois fatores: habilidades e motivação. Sem esforço, você será preterido por outros profissionais, não é mesmo?
Para desenvolver suas habilidades, o segredo é aprofundar os seus conhecimentos. Cursos de pós-graduação online são excelentes opções e ainda promovem um networking entre colegas e professores.